A Associação Brasileira de Franchising, responsável por
promover o desenvolvimento de franqueadores, realiza uma pesquisa trimestral
sobre o crescimento do franchising no Brasil. Em outubro, a organização
divulgou os dados atuais sobre o mercado.
Veja agora os resultados em destaque na pesquisa:
1. Abertura de novas
unidades
Um dos importantes para começar a analisar o posicionamento
do franchising no Brasil é o saldo entre abertura e o fechamento das unidades.
No 3º trimestre, foram abertas 4,3% lojas e fechada o
correspondente a 1,4% das unidades. Ou seja, temos um saldo positivo de 2,9%.
Este dado demostra a confiança dos empresários e do
consumidor no crescimento do setor e da economia.
2. Geração de
empregos
Outro dado que demonstra a volta da expansão econômica e correlacionado
a abertura de unidades, são os dados de geração de empregos.
Foi divulgado um aumento de 4% em postos diretamente gerados
pelo setor. Este dado foi superior à média do índice nacional.
3. Crescimento do
mercado
O crescimento do ramo de franquias é moderado, mas continuo.
O setor faturou R$ 182,657 bilhões de reais, o equivalente a um aumento de 6,8%
ao analisar os últimos doze meses, ou seja, de outubro de 2018 a setembro de
2019.
No período anterior, o faturamento chegou a R$ 1780,988
bilhões.
Projeções do
Franchising
Além dos dados divulgados, a ABF também faz pesquisas para
conhecer a projeção do setor.
Ainda este ano, a organização prevê que o faturamento
chegará a 7%, com 1% a mais de redes atuantes aqui no Brasil. O número de novas
unidade e de empregos gerados aumentará para 5%, cada.
Os dados demostram como as franquias estão acompanhando a
evolução do varejo e o crescimento econômico do país. Muito dessa evolução se
deve ao aumento de produtos e serviços, além do maior investimento em
capacitações.
Para ver a pesquisa na íntegra, acesse o link: https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail