Quer sair da mesmice ao decorar esse ambiente? Então veja dicas de arquitetos para ter um corredor cheio de estilo.
Quando o projeto de um novo lar começa a ser pensado, é normal que logo seus moradores imaginem como ficará a sala de estar, o quarto ou a cozinha, ambientes onde se costuma passar mais tempo na casa. Mas existe um espaço onde a ousadia pode falar alto e que merece não ser deixado de lado com uma decoração simples: o corredor. Seja ele estreito ou mais larguinho, pequeno ou conectando vários cômodos, o corredor também pode ter seu espaço bem aproveitado e adquirir a personalidade e o estilo de quem mora na casa. Para isso, é preciso analisar bem suas características e a ideia que você deseja imprimir por ali!
Não atrapalhe a passagem
Você pode, sim, dar uma cara nova a qualquer corredor, mas nunca se esqueça que ele é majoritariamente um local de passagem. “Por isso, o primeiro cuidado a se tomar é com relação ao tamanho e disposição dos objetos que pretende utilizar para a decoração”, alerta Ieda Korman, do Korman Arquitetos.
Itens que atrapalhem a circulação devem ser desconsiderados, principalmente no chão ou perto de portas. “Em corredores que não tenham muita largura, é melhor não trabalhar com móveis e prateleiras com quinas, por exemplo”, recomenda o arquiteto Thiago Papadopoli.
Ouse nas cores
Seu corredor não precisa ser sem graça! Por ser um espaço sem longa permanência, na grande maioria das vezes, é possível ousar nos tons escolhidos para as paredes desse ambiente. Segundo Ieda, a monocromia está em alta ultimamente – você pode apostar em uma cor que chame e atenção e contraste com o resto da decoração da casa, por exemplo.
“Outra opção é escolher duas tonalidades: uma para as paredes laterais e outra para a parede de fundo e teto. O destaque da parede – ou porta – de fundo é capaz de causar um impacto visual, ao passo que a cor diferenciada, no teto, confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado”, conta a arquiteta.
Novas texturas
Apostar em texturas diferentes também uma ótima opção para o décor de um corredor, e isso pode ser feito com uso de papéis de parede ou revestimentos diferenciados, por exemplo. “O papel de parede traz a facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque”, destaca Ieda.
Jogo de luzes
As luzes também podem ser ótima ferramenta para dar destaque ao seu corredor. “Quando trabalhada de forma cenográfica, a iluminação pode se tornar ela mesma objeto de decoração”, ressalta o arquiteto Thiago. Isso pode ser feito utilizando-se de luminárias, spots ou fitas de led, por exemplo.
Gallery wall é sempre opção
Fácil de criar e cheia de personalidade, o gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor. “Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias ali colocadas”, explica a arquiteta Ieda. Relembre as dicas bem legais que já demos para você montar um gallery wall cheia de estilo na sua casa.
Dê funcionalidade
Se seu corredor não é tão estreito, você também pode aproveitar para dar funcionalidade ao local, criando espaços para uma biblioteca ou até mesmo um home office, por exemplo. “Nesses casos, a marcenaria sob medida pode fazer toda a diferença, utilizando ao máximo o espaço. Estantes, nichos e prateleiras levam funcionalidade”, destaca Ieda.
Arte nas paredes
Que tal trazer jovialidade ao ambiente? O arquiteto Thiago também ressalta a possibilidade de se utilizar da arte para criar desenhos, ilustrações, grafites, e o que mais a criatividade permitir. As criações podem ser feitas tanto por artistas quanto pelos próprios moradores, criando uma memória afetiva interessante para o local.
O bom e velho espelho
Sempre bom lembrar que o espelho também é ótima opção de decoração para o corredor! Seja uma peça grande que cubra a parede do chão ao teto, ou em tipos menores de formato redondo ou quadrado, por exemplo, o espelho confere sensação de amplitude para o espaço e, em alguns casos, também ajuda na iluminação, segundo Ieda.
Fonte: casavogue.globo.com
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail