aproveitá-lo ao máximo, Casa Vogue ouviu arquitetos, que dão dicas valiosas, e traz 6 projetos para você se inspirar.
O primeiro passo é investir em cozinhas planejadas, com soluções de marcenaria projetadas, diz arquiteta Aiê Tombolato. Para isso, é bom saber antes as medidas dos eletrodomésticos, para não comprometer a circulação. "Bancadas amplas, como aquelas que pegam a cozinha de ponta a ponta, facilitam o preparo dos alimentos e caem super bem em cozinhas integradas com outros ambientes", sugere.
A arquiteta Simone Saccab sugere utilizar depurador ao invés de coifa para não perder espaço de armário; aproveitar o frontão para colocar prateleira "bem rasinha" a fim de guardar produtos ou xícaras; e projetar uma tampa para a cuba do mesmo material da bancada, para ganhar espaço na hora de preparar alimentos ou usá-la como aparador. "Uma canaleta LED em cima da bancada tem um resultado positivo na valorização do backsplash que, no mesmo tom da bancada, traz sensação de amplitude", acrescenta.
Investir em armários e gaveteiros é uma boa ideia para aproveitar o espaço e ter um bom armazenamento sem bagunça, lembra o arquiteto Bruno Moraes. "Prateleiras são melhores amigas da organização. Usar as paredes também é uma boa opção. Podemos pendurar alguns utensílios ou colocar eletrodomésticos que permitam esse tipo de instalação", recomenda.
Júlia Guadix, do escritório Studio Guadix, recomenda trocar o fogão por cooktop, para ganhar espaço, e deixar um espaço de pelo menos 90 cm para circulação. "Quando temos uma cozinha muito estreita, é legal escolhermos uma cuba estreita também, para diminuir a profundidade da bancada. Se a cozinha for curta, temos que ter uma cuba mais quadrada para otimizarmos o espaço de bancada", ensina.
Há outros truques que otimizam, como escorredor dobrável ou apostar em um micro-ondas que também tenha a função de forno. "Colocar aramados na porta dos armários também ajuda na organização e maximização do espaço", continua Júlia.
A arquiteta Leticia de Nóbrega fala sobre outras formas de ganhar uns centímetros a mais no ambiente. "O escorredor embutido no armário superior, sobre a área molhada da bancada, permite que ela possa ficar livre na maior parte do tempo. Indico sempre que possível no layout adotar uma bancada em ilha ou península, mesmo que mais estreita, sem o cooktop sobre ela. Bancadas de 40cm de largura já podem fazer bastante diferença no dia a dia. E um dos queridinhos dos últimos tempos tem sido uma gaveta comprida horizontal na marcenaria, próxima ao piso, para guardar vassouras e itens mais longos".
Eles são unânimes ao recomendar cores mais claras e boa iluminação. A arquiteta Karen Pisacane finaliza com mais dicas. "Suporte de parede para colocar utensílios e facas deixa as gavetas livres. Uso também uma espécie de bandeja em cima do fogão ou da pia, para ampliar a bancada e servir de apoio quando não são usados. Também pode usar um espelho no frontão para dar amplitude".
Fonte: casavogue.globo.com
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail